Apelo a toda a população - Dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro
17-OUT-2020
AVISO | CEMITÉRIOS MUNICIPAIS
Considerando o agravamento da situação pandémica da COVID-19 registado nas últimas semanas em Portugal e a aproximação do dia 1 de novembro (Dia de Todos os Santos), data que, tradicionalmente, concentra um elevado número de pessoas nos cemitérios, o Município de Vila Real decidiu reforçar as medidas excecionais no âmbito da prevenção, mas sem impedir o acesso a este espaço de homenagem dos nossos entes queridos, numa data tão marcante.
Assim, o Município de Vila Real torna público que nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro de 2020, se aplicarão as seguintes medidas:
1 – Período de funcionamento do cemitério: das 7h30 às 19h00.
2 – A permanência nos cemitérios não deverá ultrapassar os 30 minutos seguidos, de forma a todos terem oportunidade de entrar.
3 – As casas de banho estarão encerradas nestes dias.
4 – É obrigatória a utilização de máscara no interior do cemitério.
5 – É obrigatória a desinfeção das mãos à entrada do cemitério.
6 – É obrigatório o uso de luvas para o manuseamento de baldes, vassouras e outros equipamentos de utilização coletiva.
7 – Os visitantes deverão manter a distância social recomendada.
8 – A lotação do cemitério estará limitada a 1 pessoa por cada 5 m2.
9- Sempre que possível, será definido um circuito de entrada e saída no respetivo cemitério.
A obrigação da utilização de máscara no interior do cemitério entra em vigor a partir da publicação deste edital.
O Município contará com as forças policiais para acompanhar e assegurar o cumprimento das regras agora deliberadas. Funcionários do Município estarão presentes no cemitério, ao longo do dia, para auxiliar os cidadãos.
Apelando ao civismo de todos, o Município acredita que será possível manter o cemitério aberto nesta data tão simbólica. Seria mais fácil simplesmente encerrar o cemitério, mas consideramos que com a ajuda de todos isso não será necessário. Apelamos mais uma vez ao máximo respeito e cumprimento das normas estabelecidas, lembrando que a responsabilidade e o comportamento individuais são o maior fator de segurança da comunidade.
Em caso de agravamento da situação pandémica, poderão ser alteradas as presentes medidas e levar ao encerramento dos cemitérios.